Tudou'os Rpg maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mega Tutorial para iniciantes Rpg maker vx

Ir para baixo

Mega Tutorial para iniciantes Rpg maker vx Empty Mega Tutorial para iniciantes Rpg maker vx

Mensagem  Admin Qua Abr 21, 2010 3:50 am

Para o iniciante que não tem a mínima idéia de criar um jogo. Criei este Mega-Tutorial, para lhe ensinar a mecher neste magnífico programa.

O primeiro passo é abrir seu RPG Maker Vx. Em seguida, vá em [b:f2ceaf2c13]Arquivo[/b:f2ceaf2c13], e clicka em [b:f2ceaf2c13]Novo Projeto[/b:f2ceaf2c13]. Agora sim vamo estudar o RPG Maker VX. Mas não pense que, para estudá-lo, vai aprender de noite para o dia, em mecher no RPG Maker VX. Então, não se desanima se você não está entendo nada. Pois, a sua força de vontade, que será o valor de seu aprendizado. Então, mãos na massa, e vamos começar !

Perceba-se, que existe um mapa vazio, devastado, apenas com água em tudo que é lugar. E perceba-se também, que existe vários quadrados, em todo o mapa. Este quadrados em todos os mapas, são os famosos Eventos. Estes "Eventos", lhe dará os sistemas e os efeitos do jogo. Os Eventos da para criar tudo o que você imaginar, é só apenas você estudá-los. E não ter medo de matemática. Pois usa calculos, dependendo do caso.
Clicke 2 vezes em algum quadrado. Perceba-se, que existe vários "botões". Mas que raios são estes botões ?! Isso nós estudaremos mais tarde. Em quanto isso, vamos estudar os [b:f2ceaf2c13]Comandos de Eventos[/b:f2ceaf2c13].

Você ficará pasmo de tantas opções, você terá que aprender. Mas não preocupe-se com isto, algum tempo, você decora todos estes comandos.
Mas a dúvida é, que efeito faz estes comandos ? Vou ensiná-los os comandos mais importantes e difícis do RPG Maker VX, de se aprender. Siga a lista abaixo, e veja o que cada comondo faz:

[size=18:f2ceaf2c13][b:f2ceaf2c13]COMANDOS DOS EVENTOS[/b:f2ceaf2c13][/size:f2ceaf2c13]

[b:f2ceaf2c13]Mostrar Mensagem:[/b:f2ceaf2c13]
Esta opção faz com quê, você escreva uma mensagem. E o resultado, aparece uma janelinha abaixo, com o que você escreveu. Teste isso na prática.

[b:f2ceaf2c13]Mostrar Escolhas:[/b:f2ceaf2c13]
O próprio nome já diz. Ela criar escolhas para o personagem escolher, para ele decidir, qual escolhas ele deseja. Para isso, você criar uma mensagem acima. E coloca às escolhas que você deseja. Exemplo, Sim ou Não.

[b:f2ceaf2c13]Armazenar Número:[/b:f2ceaf2c13]
Esta opção já é difícil de ser aprendida, por um iniciante. Pois ela usa dados de Variáveis. Mas vo tentar resumí-la.
Ela faz o efeito, de guardar um número, e depois ser preenchida, escolhendo a ação desejada de números. Exemplo, com esta opção você pode o Personagem digitar um número. É difícil de se explicar, pois é uma opção hiprócrita.

[b:f2ceaf2c13]Opções de Switch:[/b:f2ceaf2c13]
É impossiível algum jogo de RPG, não usar Switch. Switch é muito impotante. Switches são comandos, que quando ativados executam certas ações que permitem a um evento fazer uma ação diferente da proxima vez que esse evento ocorra

[b:f2ceaf2c13]Opções de Variável:[/b:f2ceaf2c13]
Para primeiro poder usar a Opções de Variável, você tem que saber o que é Variável. O princípal objetivo da variável, é guardar. Então tudo que a variável faz, é armazena e gravar e guardar.

[b:f2ceaf2c13]Controle de Switch Local:[/b:f2ceaf2c13]
Ela faz com que a Switch, fique Online Ou fica Offline.

[b:f2ceaf2c13]Condições:[/b:f2ceaf2c13]
O nome já diz tudo, ela criar Condições que esteja com as opções adquadas para poder fazer uma Condição de Eventos.

[b:f2ceaf2c13]Iniciar Ciclo:[/b:f2ceaf2c13]
Quando esta opção é aplicada, ela sempre fica repetindo o ciclo que ela foi adicionada. Ela só pára quando o maker adicionar a opção Romper Ciclo

[b:f2ceaf2c13]Romper Ciclo:[/b:f2ceaf2c13]
Ela romple o clico adicionado

[b:f2ceaf2c13]Parar Evento:[/b:f2ceaf2c13]
O nome já diz tudo, ele para o evento, ela tipo que travar.

[b:f2ceaf2c13]Evento Comum:[/b:f2ceaf2c13]
Evento comum, você apenas guarda dados, e seleciona o que está no Eventos Comum, do Banco de Dados. Ele serve para não ter sempre que colocar o mesmo evento repetitivo.

[b:f2ceaf2c13]Label:[/b:f2ceaf2c13]
Label é um ponto de retorno, ela serve para você sempre voltar aonde ela foi executada.

[b:f2ceaf2c13]Ir para Label:[/b:f2ceaf2c13]
Serve para você ir para Label aplicada.

[b:f2ceaf2c13]Comentário:[/b:f2ceaf2c13]
O Comentários serve para você add mensagems, para o usuário que lêr os seus eventos.

[b:f2ceaf2c13]Teletransporte:[/b:f2ceaf2c13]
Quando usada este Comando, você seleciona o mapa e o lugar, para aonde que o Portagonista vai ser teletransportado.

[b:f2ceaf2c13]Mostrar Animação:[/b:f2ceaf2c13]
Se você usar esta opção, você têm que escolher o alvo, que pode ser o protagonista, ou algum evento. E, escolher a animação desejada. Para add mais animação, você tem que ìr no Banco de Dados, e ìr na aba "Animação de Batalha".

[b:f2ceaf2c13]Esperar:[/b:f2ceaf2c13]
Quando usada esta opção, ela deixa o evento esperar o tempo desejado. 20 frames, equívale a 1 segundo.

[b:f2ceaf2c13]Mostrar Imagem:[/b:f2ceaf2c13]
Escolha a imagem desejada, e selecione o lugar desejado. Para você colocar sua imagem desejada, você têm que pegar sua imagem, e colocar na pasta "Pictures".

[b:f2ceaf2c13]Deletar Imagem:[/b:f2ceaf2c13]
Delete às imagem, a favor de quantas imagems você colocou.

[b:f2ceaf2c13]Chamar Script:[/b:f2ceaf2c13]
Chama o Script, que esteja add no Editor de Script. Tem que colocar o nome, do script desejado.

Pronto, acabei de ensiná-los os comandos mais importantes e mais difícieis de se aprender sozinho. Mas agora você quer saber, para quê serve o Editor de Script
O Editor de Script serve para você criar e adicionar Script. Se você achou àquele Script massa, e quer colocar no seu jogo. Apenas você tem que copiá-lo, e colá-lo o Script, só você ver no editor de script, um script assim:
( insira scripts aqui ).

[size=18:f2ceaf2c13][b:f2ceaf2c13]BANCO DE DADOS[/b:f2ceaf2c13][/size:f2ceaf2c13]

Agora que estudamos os Comandos de Eventos, vamos estudar o Banco de Dados, também chamado Data Base. O Banco de Dados, têm a responsábilidade de produzir todos os efeitos do seu Jogo. Então, Banco de Dados é responsável pelo os efeitos do Jogo. Por isso, ele é muito importante. Então vou ensiná-los à programar o Banco de Dados. Então vou passá-los as instruções de quê, cada Aba do Banco de Dados Faz:

[b:f2ceaf2c13]Personagem:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável em criar o personagem. Ela que dá a Força do Personagem e o equipamento embutido com o personagem.

[b:f2ceaf2c13]Classes:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável em criar a Classe do Personagem. Tipo, você quer criar sua própria classe, para isso usar esta aba. Pois ela que definará o equipamento que pode ser usado nesta Classe, e as mágias pontos fracos, pontos forte. E aí vai sua imaginação.

[b:f2ceaf2c13]Habilidades:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável nas Habilidades. Se você quer editá-las ou criá-las habilidades, esta é a Aba certa. Ela serve para definir a potência do ataque. Mais para você criar uma Habilidade, você tem que ter uma animação guardada.

[b:f2ceaf2c13]Itens:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável nos Itens do RPG. Nela, você poder criá-los ou editá-los. Mas para você criar um iten, você precisa ter um ícone do iten desejado guardado.

[b:f2ceaf2c13]Armas:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável nas Armas do RPG. Nela, você poder criá-los ou editá-los. Mas para você criar uma arma, você precisa ter um ícone do iten desejado guardado.

[b:f2ceaf2c13]Armaduras:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável nas Armaduras do RPG. Nela, você poder criá-los ou editá-los. Mas para você criar uma Armadura, você precisa ter um ícone do iten desejado guardado. Nesta Aba você decide os pontos posítivos e os pontos negativos da armadura.

[b:f2ceaf2c13]Inimigos:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável pelos Inimigos do RPG. Para criar mais inimigos, é preciso ter o Battler do Inimigo guardado. Não esqueça de colocar a fraquesa do inimigo, pois isto ajudará o Jogador.

[b:f2ceaf2c13]Grupo de Inimigos:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável pelo Grupos de Inimigos do RPG. Nela você pode aprontar com o Jogador, tirando a melhor arma. A imaginação é sua.

[b:f2ceaf2c13]Status:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável vamos dizer pelas "doenças" do RPG. Nesta Aba, você tem o poder de decidir a doença que o inimigo pode passá-la para o Jogador.

[b:f2ceaf2c13]Animação de Batalha:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável pela Animação do poder ou do Ataque do RPG. Para poder criar mais Animações de Batalhas, é preciso ter uma animação guardada.

[b:f2ceaf2c13]Eventos Comuns:[/b:f2ceaf2c13]
Lembra-se do que eu disse sobre o Evento Comum, nos Comandos de Eventos ? Lembrou-se ? É aí que você programa o Evento Comum.

[b:f2ceaf2c13]Sistema:[/b:f2ceaf2c13]
Nesta Aba você decide o Sistema de seu RPG. Nesta Aba você muda tudo o que você não gostou do RPG.

[b:f2ceaf2c13]Vocabulário:[/b:f2ceaf2c13]
Esta Aba é responsável podermos dizer, o "dialeto" de seu jogo. Nela você escolhe o dialeto do seu jogo, ou podemos dizer também, a "gíria" de nosso jogo.

Pronto, acho que agora você têm uma mínima noção do Banco de Dados. Teste todas as Abas do Banco de Dados. Praticando que se aprende.

[size=18:f2ceaf2c13][b:f2ceaf2c13]COMANDOS DA PAGINA DE EVENTOS[/b:f2ceaf2c13][/size:f2ceaf2c13]

Lembra-se que eu falei que iria explicar mais tarde a Página do Evento ? Lembrou-se ? Então agora vamos estudá-la.
Para quem não sabe, chamamos os Eventos de [b:f2ceaf2c13]NPC[/b:f2ceaf2c13]. NPC, é um evento programador para fazer acções definia pelo programador. Então vamos estudar nosso NPC vázio, e entender as funções.

[b:f2ceaf2c13]Nova Página:[/b:f2ceaf2c13]
Ela serve para a gente criar outra página no mesmo evento. Mais para acçioná-la à segunda página, precisamos aplicar uma Switch na primeira página. Então aplique a Switch na hora que você deseja. O nome da Switch não é importante. Na segunda página, ative à Switch que você aplicou na primeira página. Mas não esqueça de aplicá-la a Switch da segunda página, a mesma quê você aplicou antes, e aplicá-la no canto esquerdo superior. Exemplo, você coloca uma mensagem: -Oi. Na primeira página. Na segunda página você aplicar a Switch no canto esquerdo superior, e coloque-a mensagem: -Tchau. Você perceberá quando testar, quê aparece na primeira vez o "Oi", e na segunda vez que você falar com ela, ela falará "Tchau".

[b:f2ceaf2c13]Copiar Página:[/b:f2ceaf2c13]
O nome já diz tudo, ela serve para você copiar esta página.

[b:f2ceaf2c13]Colar Página:[/b:f2ceaf2c13]
Ela apenas cola a página que você copiou.

[b:f2ceaf2c13]Limpar Página:[/b:f2ceaf2c13]
Ela deleta a página.

[b:f2ceaf2c13]Gráfico:[/b:f2ceaf2c13]
Dê 2 Click no Gráfico, e escolha a imagem que o NPC ficará.

[b:f2ceaf2c13]Animação (mov):[/b:f2ceaf2c13]
Quando selecionada esta opção, ela poderá ser movimentada.

[b:f2ceaf2c13]Animação (fixa):[/b:f2ceaf2c13]
Quando selecionada esta opção, ela não poderá ser movimentada.

[b:f2ceaf2c13]Direção Fixa:[/b:f2ceaf2c13]
Direção programada.

[b:f2ceaf2c13]Atravessar:[/b:f2ceaf2c13]
O personagem pode ser atravessar o NPC.

[b:f2ceaf2c13]Movimento[/b:f2ceaf2c13]
[b:f2ceaf2c13]Fixo:[/b:f2ceaf2c13] O NPC ficar fixo, não se meche.
[b:f2ceaf2c13]Aleatório:[/b:f2ceaf2c13] Ele se meche pré-programado, aleatóriamente.
[b:f2ceaf2c13]Seguir Herói:[/b:f2ceaf2c13] Ele seguir o personagem.
[b:f2ceaf2c13]Pré Definido:[/b:f2ceaf2c13] Você programa o movimento dele.

[b:f2ceaf2c13]Iniciar Quando[/b:f2ceaf2c13]
[b:f2ceaf2c13]Pressionar Tecla:[/b:f2ceaf2c13] Este Evento só começar quando o personagem aplicá-la.
[b:f2ceaf2c13]Ao tocar Herói:[/b:f2ceaf2c13] Quando selecionada, o evento só começar quando o personagem apenas encostá-la.
[b:f2ceaf2c13]Ao tocar evento:[/b:f2ceaf2c13] Quase igual "Ao tocar Herói"
[b:f2ceaf2c13]Início Automático:[/b:f2ceaf2c13] Quando selecionada, ela começa automáticamente.
[b:f2ceaf2c13]Pressionar Tecla:[/b:f2ceaf2c13] Igual o "Início Automático", a diferença que pode ser usado mais de 1 evento.

[b:f2ceaf2c13]Iten:[/b:f2ceaf2c13]
Você aplicar o iten desejado na página.

[b:f2ceaf2c13]Herói:[/b:f2ceaf2c13]
Você escolhe o Herói desejado.

Pronto, foi explicado a página do evento. Espero que você tenha aprendido. Se você não entendeu alguma parte, leia ela de novo, e não pare até aprender.

[size=18:f2ceaf2c13][b:f2ceaf2c13]RESOUCER MANAGER[/b:f2ceaf2c13][/size:f2ceaf2c13]

Então continuando este Mega Tutorial, vou lhe explicar agora, como mecher no Resourcer Manager. Você esta se pergutando, para que serve isto ?
O Resource Manager serve para você tirar o fundo indesejado da imagem. Caso você tenha criado um Char no Paint, e é claro, vai vim com algum fundo indesejado. Por isso quê usamos o Resource Manager.

Vamos aprender a usá-lo ? Então vamos lá.
Pressione f10, para entrar no Resource Manager. E procure seu Char com o fundo indesejado. Em seguida, importe-o, e salve-o na pasta que você acha melhor. Depois disto, delecione o fundo indesejado. E aplique [b:f2ceaf2c13]Apagar[/b:f2ceaf2c13].
Em seguida, vai em visualizar, para vê se o seu Char deu resultado. Caso você viu que ele está com o fundo Transparente, foi missão cumprida. Mais, se aínda não saiu o fundo. Em vez de apagar o fundo, tente só apertar o botão do mouse no fundo, e depois sair. Talvez funcione.

[size=18:f2ceaf2c13][b:f2ceaf2c13]TESTE DE SOM[/b:f2ceaf2c13][/size:f2ceaf2c13]

Agora vou explicar como que usa e para quê serve o Teste de Som.
E obvio que vocês sabem que o Teste de Som, guarda às músicas de seu RPG, mais acho que você não sabem aínda, a pasta apropriada em colocar a sua música. Por isto, vou explicar cada pasta,, e que tipo de música tem que colocá-lo.

[b:f2ceaf2c13]BGM:[/b:f2ceaf2c13]
Esta pasta Serve para você colocar músicas MP3 e no formato igual do MP3.

[b:f2ceaf2c13]BGS:[/b:f2ceaf2c13]
A mesma coisa que o BGM, mais, pode ser considerado o secundário BGM.

[b:f2ceaf2c13]ME:[/b:f2ceaf2c13]
Se você tiver músicas MID, de efeitos, coloque-os nesta pasta.

[b:f2ceaf2c13]SE[/b:f2ceaf2c13]
A mesma coisa de MID, pode ser considerado também o secundário de ME.

Acho que suas dúvidas relacionadas ao Resource Manager e o Teste de Som, já
foram respondida.

[size=18:f2ceaf2c13][b:f2ceaf2c13]CONDIÇOES E VARIAVÉIS[/b:f2ceaf2c13][/size:f2ceaf2c13]

Eu lhes ensinei os Comandos de Eventos, certo ? Mais vamos aprofundar-nos mais nas Condições e Variáveis. Pois, nós Programadores de Eventos, usamos muito estas Condições e Variáveis. Pôr isto, vamos aprofundar-nos. Mão na Massa, e vamos lá.

"Joãozinho este andando no Bosque, pois sua mãe lhe pediu para que encontrasse, 4 maçãs para fazer uma Torta de maçã. Então Joãozinho vai ter que encontrar 4 maçãs e ir de novo para sua casa, e dar as maçãs para sua mãe. Que de recompensa ela fará uma Torta de Maçã"

Comcerteza em seu jogo, não igual a este, mais deve ter uma situação igual a esta.
E eis a pergunta, como faço primeiro minha mãe pedir-me para eu procurar as maçãs, depois de encontrá-las, eu falo com a minha mãe de novo, e ela diz "Obrigada" ?
Bom, é isto que vou lhes ensinar a fazer, mechendo com Condições e Variáveis.

Então, crie um NPC de uma velhinha. Em seguida coloque uma mensagem, assim:

-Joãozinho, para fazê-la àquela Torta de Maçã que você tanto gosta. Eu preciso que você pegue maçãs no Bosque.

Depois disto, crie uma Switch, dê o nome que você bem entender. Criar agora uma página, e ative-a Switch que você criou anteriomente. Agora sim, crie uma Condição. Em Condição, crie uma Variável. Na Variável, dê o nome de Maçãs.
Dê o valor de 4.
Em seguida, espalhe as maçãs no bosque, para o Herói procurá-las. E no evento das Maçãs, vai em Opções de Variável. Em Opções de Variável, use a nossa Variável Maçãs. E coloque o sinal de mais. E coloque na Constante, o valor de 1. Não esqueça de espalhar apenas 4 maçãs no bosque.

Lembra-se da nossa Condição na segunda página ? Lembrou-se. Abaixo da Excessão, coloque a NPC agradecendo-o. E pode fazer ela dar itens. Sua imaginação que decide. E na Excessão, usamos ela caso o herói voltar a falar com ela. Então na Excessão coloque uma mensage: "-Vai pegar as maçãs !".

[b:f2ceaf2c13]Explicações:[/b:f2ceaf2c13]
Nós criarmos uma Histórinha, e aplicamos uma Switch. Nós aplicamos a Switch, para o texto em seguida, não ìr com o texto da Condição. Na Variável Maçãs, aplicamos o valor de 4, pois vai ser 4 maçãs que ele procurará. No evento de Maçãs colocamos cada Evento da maçã, com o valor de +1. Pois, para fazer um calculo até chegar o resultado no 4.

Pronto, agora eu acho que vocês tem uma idéia de Condições e Variável. Estude as opções que têm as Condições, e às Variáveis.

[size=18:f2ceaf2c13][b:f2ceaf2c13]COMANDO DE CONDIÇÃO[/b:f2ceaf2c13][/size:f2ceaf2c13]

Eu já expliquei-lhes como usar as Condições, mas para poder usá-la para fazer outra coisa, você têm que aprender os comandos básico da "Condições". Então vou explicá-los os comandos da Condição:

[b:f2ceaf2c13]Switch:[/b:f2ceaf2c13]
Ela serve quando você quer que uma Condição seja acçionada na hora desejada. Deixando ela On ou Off. On e Off não preciso explicar ¬¬?! né ?

[b:f2ceaf2c13]Variável:[/b:f2ceaf2c13]
Ela serve quando você deseja usar a Condições usando cálculos matemáticos.

[b:f2ceaf2c13]Switch Local:[/b:f2ceaf2c13]
A mesma regra dos Eventos em relação ao Switch Local.

[b:f2ceaf2c13]Tempo:[/b:f2ceaf2c13]
Adicione um limíte de tempo, para o personagem fazer certo objetivo, sendo pressionado pelo tempo.

[b:f2ceaf2c13]Herói[/b:f2ceaf2c13]
[b:f2ceaf2c13]Nome:[/b:f2ceaf2c13] Dê um novo nome para o personagem.
[b:f2ceaf2c13]Habilidade:[/b:f2ceaf2c13] Faz uma Condição com uma Habilidade já aprendida.
[b:f2ceaf2c13]Arma:[/b:f2ceaf2c13] Faz uma Condição com alguma arma já equipada.
[b:f2ceaf2c13]Armadura:[/b:f2ceaf2c13] Faz uma Condição com alguma Armadura já equipada.
[b:f2ceaf2c13]Status:[/b:f2ceaf2c13] Faça uma Condição com um Statis negativo para o personagem desejado.

[b:f2ceaf2c13]Inimigo:[/b:f2ceaf2c13]
Selecione o número de inimigo desejado.
[b:f2ceaf2c13]Status:[/b:f2ceaf2c13] Selecione um Status negativo para o inimigo.

[b:f2ceaf2c13]Personagem:[/b:f2ceaf2c13]
Faz uma Condição com o Personagem ou o NPC desejado.
[b:f2ceaf2c13]Direção:[/b:f2ceaf2c13] Escolha a direção desejada para o Personagem(ou evento) pecorrer.
[b:f2ceaf2c13]Veículo[/b:f2ceaf2c13]
[b:f2ceaf2c13]Tipo:[/b:f2ceaf2c13] Selecione o Veículo desejado para fazer uma Condição.

[b:f2ceaf2c13]Dinheiro:[/b:f2ceaf2c13]
Faz uma Condição com o dinheiro desejado, sendo maior ou menor.

[b:f2ceaf2c13]ítem:[/b:f2ceaf2c13] Faça uma Condição com algum ítem adquirido.

[b:f2ceaf2c13]Armas:[/b:f2ceaf2c13] Faça uma Condição com alguma arma, sendo equipada ou não equipada.

[b:f2ceaf2c13]Armadura:[/b:f2ceaf2c13] Faça uma Condição com alguma armadura, sendo equipada ou não equipada.

[b:f2ceaf2c13]Tecla:[/b:f2ceaf2c13] Faz uma Condição com alguma Tecla. Seno quê, pode ser usa também para criar teclas novas em seu jogo.

[b:f2ceaf2c13]Script:[/b:f2ceaf2c13] Faz uma Condição, com algum comando de Script.

Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/04/2010
Idade : 27
Localização : Bahia

https://rpg-maker.umforum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos